Outsourcing de IT: Como escolher o melhor modelo?

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

O Outsourcing em IT é uma ferramenta que as empresas têm disponível para conseguirem inovar e crescer enquanto contornam as dificuldades do mercado, cada vez mais competitivo. Contudo, no meio de tantas formas e modelos de Outsourcing, por vezes é difícil saber distingui-los e escolher aquele que melhor se adequa à realidade de cada empresa. Neste artigo exploramos os diferentes tipos de modelos que podem encontrar para que consiga tomar a melhor decisão perante aquilo que são as necessidades específicas da sua empresa.

Para começar, vamos perceber bem o que é o Outsourcing. De modo geral, este serviço assenta na prática de contratar um terceiro para realizar funções específicas. Em TI isto traduz-se na contratação de fornecedores externos para o desenvolvimento de soluções de software ou contratação de consultores especializados. Essa abordagem permite que as empresas clientes ganhem maior flexibilidade e se possam focar nas áreas cruciais do seu negócio, deixando responsabilidades secundárias para especialistas externos.

Então e o que é que distingue os diferentes tipos de Outsourcing presentes no mercado? 

Modelos de Outsourcing 

Equipa dedicada: gestão total do projeto

Se a preferência for delegar a gestão completa do projeto, não tendo de se preocupar com a execução do mesmo, então o modelo de "Equipa Dedicada" é o ideal. Aqui, a empresa obtém uma equipa funcional gerida externamente, permitindo foco total no core business. Na prática, apenas terá de apresentar os requisitos daquilo que pretende ver desenvolvidos e definir o prazo para entrega. Depois a empresa fornecedora irá tratar de definir a melhor equipa para a execução do projeto e apresentar o produto ou serviço final, conforme acordado entre as partes.  

Este modelo é comum para projetos ou departamentos inteiros e facilita a expansão para novas áreas. Aqui a empresa cliente pode até nem contactar com a equipa responsável pelo desenvolvimento do projeto, recebendo no entanto os seus entregáveis. 

As grandes vantagens desta modalidade são o facto de o cliente não ter de se preocupar com a composição da equipa nem com a gestão técnica do projeto. Na verdade, é uma forma de as empresas poderem crescer e expandir o seu negócio sem necessitar de aumentar a sua estrutura interna e virem suprimidas as suas necessidades a nível de TI (tecnologias de informação). É especialmente interessante para empresas que pretendam desenvolver projetos em áreas técnicas para as quais ainda não possuam know-how interno. 

Em suma, este modelo é para quem procura: 

  • Desenvolvimento de projetos chave-na-mão;

  • Desenvolvimento de áreas altamente especializadas e que não são o foco central do negócio; 

  • Não gastar tempo com processos de gestão de recursos humanos.

Extensão de equipa: controlo e acesso a especialistas

O modelo de "Extensão de Equipa" já será mais adequado para quem procura apenas consultores altamente qualificados que reforcem um projeto ou equipa já existentes. Permite que o cliente mantenha todo o controlo técnico do projeto e a sua gestão, com acesso rápido a conhecimento altamente especializado, sendo assim um modelo baseado em "Time & Materials". 

Com esta opção os clientes evitam os processos burocráticos relacionados com a contratação, retenção e gestão dos profissionais. Para além disso, não têm de gastar tempo nos processo de recrutamento de novos profissionais que na área de TI acabam por ser bastante demorados. 

Este modelo oferece uma grande estabilidade ao projeto dos clientes, pois a empresa fornecedora fica contratualmente responsabilizada pela substituição dos consultores que decidam abraçar outros projetos ou que fiquem temporariamente indisponíveis. Para além disso, existe ainda um grande conjunto de salvaguardas presentes nos contratos que incluem SLA’s (Service Level Agreement) e que são estabelecidos entre as partes. 

De modo geral, este modelo é indicado para quem procura: 

  • Reforçar um projeto ou equipa existente;

  • Recorrer a profissionais altamente qualificados; 

  • Manter o controlo completo da gestão de projeto;

  • Não gastar tempo com processos de gestão de recursos humanos; 

  • Ter uma equipa estável. 

dellent outsourcing modelos

Nearshore ou Employer of Record (EOR): expansão internacional 

Por último, caso o objetivo da empresa seja internacionalizar ou aceder a profissionais de outras geografias, existe ainda o modelo de Nearshore ou Employer of Record (EOR)

Neste caso, o cliente irá colaborar com uma empresa com representação no país de destino que o irá ajudar a expandir as suas operações para essa região sem ter de se preocupar com a burocracia associada à mesma. Desta forma, o EOR assume a responsabilidade de gerir as tarefas relacionadas com a gestão de recursos humanos e processamento salarial, tratando de tópicos como os contratos de trabalho, benefícios, impostos e conformidade com as leis laborais locais. 

Com este modelo, a empresa cliente consegue reduzir custos e aceder a um conjunto mais vasto de talento de forma rápida e fácil, recorrendo ao conhecimento não só em termos tecnológicos, mas também relativo aos procedimentos legais específicos do país em causa. 

 Esta modalidade é indicada para quem: 

  • Pretende criar um pólo de desenvolvimento noutro país sem ter de abrir atividade nesse local;

  • Procura evitar constrangimentos legais por desconhecimento das leis laborais do país para onde pretende expandir; 

  • Aceder rapidamente a profissionais localizados noutros países;

  • Beneficiar da atratividade da pool de talento de outros países.

Como escolher

O primeiro passo é sem dúvida conhecer os modelos que o mercado tem disponíveis. Depois é importante refletir sobre a sua necessidade em particular começando por perceber se pretende que o desenvolvimento seja feito sob o seu controlo ou se prefere apenas receber o produto/serviço finalizado ou ainda se o intuito é chegar a outros mercados. 

Depois é ainda importante avaliar os diferentes fornecedores que podem oferecer estes serviços e se os métodos de trabalho e cultura dos mesmos se alinham com os seus. 

Se este serviço lhe parece ser uma boa solução para a sua empresa, fale com a nossa equipa para que o possamos ajudar a esclarecer todas as questões e mostrar como o podemos ajudar a crescer aqui.